Sábado, Abril 27, 2024
InícioFestivaisFestival Lumière toma forma com homenagem a Tim Burton

Festival Lumière toma forma com homenagem a Tim Burton

O 14º Festival Lumière, que decorre em Lyon, a cidade-berço do cinema, começa a tomar forma. Já se sabia que, este ano, o evento dirigido por Thierry Frémaux, o diretor artístico do mega-evento cinematográfico de Cannes, terá como principal atracção a homenagem a Tim Burton, recebendo o Prémio Lumière, sucedendo assim a Jane Campion, mas também a Jean-Pierre e Luc Dardenne, Francis Ford Coppola, Jane Fonda, Wong Kar-wai, Catherine Deneuve, Martin Scorsese, Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Ken Loach, Gérard Depardieu, Milos Forman e Clint Eastwood.

De referir que o Lumière Award foi criado em 2009 pelo Instituto Lumière, dirigido por Frémaux e presidido por Irene Jacob, sucedendo a Bertrand Tavernieir depois da morte do cineasta francês o ano passado. Naturalmente, além da homenagem ao cineasta e produtor americano, o festival terá ainda uma vasta programação de filmes clássicos, restaurados, descobertas e masterclasses.

Tim Burton estará em Lyon entre os dias 20 e 23, estando previsto o seu tributo para o dia 21, a par de um programa que contempla a maratona cinematográfica, “The Tim Burton All-Nighter”, na famosa Halle Tony Garnier, e que contempla entretenimento, alimentação, dormida e pequeno almoço. Ao longo da noite serão exibidos os seguintes filmes: Beetlejuice/Os Fantasmas Divertem-se (1988), Eduardo Mãos de Tesoura (1990), O Grande Peixe (2003) e Alice no País das Maravilhas (2010).

No comunicado emitido pelo festival, assinala-se que “desde os seus primeiros filmes e sucesso inicial, Burton estabeleceu o seu próprio universo, combinando de forma harmoniosa a sua expressividade intensa e pessoal com referências romanescas líricas e pictóricas, atravessando toda a história da arte”. Sublinhando ainda que o cineasta “cultiva as suas criações, mergulhando pelo gótico e o barroco, a comédia, o horror, o romantismo ou mesmo a melancolia”.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares