Terça-feira, Março 19, 2024
InícioFestivaisSergio Tréfaut leva 'A Noiva' aos Horizontes de Veneza

Sergio Tréfaut leva ‘A Noiva’ aos Horizontes de Veneza

O filme tem estreia mundial na Seleção Oficial do Festival de Veneza – Competição Orizzonti.

Sérgio Tréfaut estará na 79ª edição do Festival de Veneza – decorre de 31 de Agosto a 10 de Setembro – a apresentar o seu novo filme, A Noiva, que é exibido na competição da secção Horizontes.

O filme escrito, produzido e realizado por Sérgio Tréfaut narra as atribulações de uma adolescente europeia, depois de ter fugido de casa e casado com um guerrilheiro do Daesh. Só que a sua vida de ‘jihadista’ sofre um revés ao ver-se num campo de prisioneiros no Iraque. Aos 20 anos, com dois filhos e à espera de um terceiro, assiste à morte do marido e enfrenta a justiça dos tribunais iraquianos.

Numa nota divulgada à imprensa, Sérgio Tréfaut refere: “Estive no Iraque pela primeira vez em 2012, logo após a retirada do exército americano. Uma Guerra civil sangrenta estava a decorrer. Bombas explodiam diariamente, causando milhares de mortos. Naquela época, eu estava tentando preparar um documentário sobre como a teoria de Estado norte-americana segundo a qual uma imprensa independente e eleições livres transformariam o Iraque num país democrático e pacífico era pura hipocrisia. Tive a oportunidade de viajar entre Mossul e Bagdad, mas também no Sul e no Curdistão. O meu projeto de documentário naufragou com o surgimento do ISIS e com a ocupação de Mossul. Pouco depois, o surpreendente número de jovens europeus que se juntaram ao Daesh esteve na origem deste filme.”

RELATED ARTICLES

Mais populares