Terça-feira, Março 19, 2024
InícioFestivaisBerlimBerlinale com público e um novo conceito

Berlinale com público e um novo conceito

Neste ano de regresso a alguma normalidade, depois da edição do ano passado ter sido exclusivamente online, a Berlinale confirmou esta quinta-feira que a sua 72ª edição será mesmo presencial, embora com uma limitação de salas de 50%. Isso significa que apenas serão admitidos os acreditados que tenham cumprido por completo o processo de vacinação covid, de acordo com o conceito ‘in-person 2G plus’.

Já diferente será o Mercado Europeu do Filme que decorrerá apenas online. Tal como o mercado de co-produções, o Berlinale Talents e o World Cinema Fund.

Dentro deste formato, o festival irá igualmente concentrar as secções competitivas num formato mais reduzido. Ou seja, entre os dias 10 a 16 de Fevereiro, com o anúncio do palmarés no dia 16. Já nos últimos três dias (de 17 a 20) serão feitas as tradicionais sessões de repetições.

Entretanto, enquanto esperamos pela revelação dos filmes a concurso para o Urso de Ouro, já se sabe que Peter von Kant, do francês François Ozon, será o filme de abertura. No fundo, uma adaptação livre de As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, de Rainer Warner Fassbinder.

O filme adapta a personagem central da peça de teatro e do filme num cineasta que será protagonizado por Denis Ménochet, ao passo que Isabelle Adjani será a actriz alemã Hanna Schygulla, também ela apresenta nos filme de Fassbinder de 1972.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares