Terça-feira, Março 19, 2024
InícioFestivaisBerlimO que eu quero ver: as 'screwball comedies' na Berlinale classics

O que eu quero ver: as ‘screwball comedies’ na Berlinale classics

Assim a pandemia o permita. Mas a Berlinale (cuja 72ª edição que decorre de 10 a 20 de Fevereiro) está aí, como sempre, a produzir gradualmente o seu robusto ‘line up’. Jorge Jácome que o diga, o primeiro português a ser selecionado (para o Fórum, com a sua primeira longa-metragem, Super Natural) – esperemos que outros ‘tugas’ o sigam. Entretanto no que diz respeito à secção de clássicos, ficamos a saber que se recupera a intenção de programar a retrospectiva sobre a ‘screwball classics, “No Angels – Mae West, Rosalind Russell & Carole Lombard”, prevista para 2020, mas que teve de ser adiada por motivos óbvios. Cabe-nos agora descobrir 27 filmes, com restauro de 4K, apresentados em estreia mundial (consulte aqui o programa oficial). Digamos que este programa é, em si mesmo, um festival à parte.

De certa forma, este conjunto muito significativo de filmes fornece uma excelente evocação do género screwball comedy, em si mesmo um sub género da comédia romântica, centrado sobretudo na década de 30 até início dos anos 40, operando como uma sátira à própria ideia tradicional da história de amor, normalmente habitada por situações imprevisíveis. Neste caso, acompanha um período entre 1932 e 1943, com a particularidade de se centrar um três actrizes (e que actrizes!) distintas: Mae West, Rosalind Russel e Carole Lombard.

Carlo Chatrian, o director artístico da Berlinale, descreve assim o porgrama: “A ideia de centrar a nossa Retrospectiva em três mulheres tão diferentes visa acentuar a riqueza destes ‘anjos’ que chegaram a Hollywood. West, Russell e Lombard são mais do que criaturas adoráveis. São rápidas e divertidas, lutaram pelo seu lugar no ‘set’ e acrescentaram espessura e ironia às suas personagens, propiciando visões diferentes das mulheres. Além disso, continuam a fazer-nos rir e sorrir sobre nós próprios e a vida.”

RELATED ARTICLES

Mais populares