Quarta-feira, Maio 25, 2022
Google search engine
InícioFestivaisLEFFEST: O filme cazaque, “The River”, de Emir Baigazin, foi o grande...

LEFFEST: O filme cazaque, “The River”, de Emir Baigazin, foi o grande vencedor

Chegou ao fim a 12ª edição do LEFFEST em que durante nove dias mostrou o melhor cinema do ano. O festival dirigido por Paulo Branco proporcionou ainda retrospetivas, como as dedicadas a Mike Leigh e João Botelho, para além de destaques à obra de Paul Schrader ou a exposição de fotografia de David Lynch. Durante esse período foi ainda possível ver e ouvir ao vivo Laurie Anderson, entre ciclos temáticos e exposições.

O grande vencedor da  12º edição do Festival Lisbon & Sintra Film Festival foi The River, o filme do cineasta do Cazaquistão Emir Baigazin. Foi essa a escolha do júri internacional presidido pelo realizador brasileiro Walter Salles e coadjuvado pelo artista plástico português Jorge Queiroz, a cantora e compositora americana Chrysta Bell, o escritor e realizador americano Jonathan Littel, a pianista argentina Martha Argerich e o pianista e maestro americano Stephen Kovacevich.

Apetece dizer que o prémio ficou bem entregue a esta visão serena e esteticamente irresistível dos rituais e afazeres de uma família cazaque constituída pelo pai e cinco filhos menores, dominada pela proximidade de um rio.

Os outros filmes premiados foram o documental John McEnroe: In the Realm of Perfection, do francês Julien Faraut, sobre o carismático tenista americano, galardoado com o Grande Prémio do Júri, João Bénard da Costa, que partilhou ex-aequo com A Sedução da Carne, do brasileiro Júlio Bressane. Por fim, o Prémio Especial do Júri para Melhor Realizador foi entregue à produção britânica Ray & Liz, de Richard Billingham.

Os filmes premiados estarão em exibição, este domingo, dia 25, no cinema Monumental – Ray & Liz, 13h30; A Sedução da Carne, 14h; In the Realm of Perfection, 18h30; The River, 21h.

 

Palmarés:

Prémio Melhor Filme LEFFEST: THE RIVER, de Emir Baigazin

Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa (ex aequo):

JOHN McENROE: IN THE REALM OF PERFECTION, de Julien Faraut

SEDUÇÃO DA CARNE, de Júlio Bressane

Prémio Especial do Júri para Melhor Realizador: Richard Billingham, RAY & LIZ

Paulo Portugal
Paulo Portugal
Insider Cinema, festivais, entrevistas e críticas. E algo mais.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments