Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioDestaqueYMOTION quer afirmar-se como capital do cinema jovem em Portugal

YMOTION quer afirmar-se como capital do cinema jovem em Portugal

A cidade de Famalicão quer afirmar-se uma vez mais, em novembro próximo, como a capital do cinema jovem em Portugal. E porque não? Pelo menos, levam já mais de quatro anos  de teimosia saudável a selecionar as melhores curtas metragens de jovens até aos 35 anos.

O lançamento da próxima edição do  YMOTION decorreu no passado sábado, dia 5, durante o encontro com a imprensa, na sala Júlio Machado Vaz do Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, com a presença de diversos convidados e a apresentação de Ana Rita Clara, da SIC.

Em paralelo com a divulgação desta reafirmação do YMOTION, foi aliado ao evento a apresentação do teaser de Linhas de Sangue, da comédia de ação que promete, assinada por Manuel Pureza e Sérgio Graciano, na companhia de diversos elementos da sua equipa.

Rui Pedro Tendinha, em conversa com o Insider, esclareceu que a ideia do YMotion é tentar que em 2018 o concurso e mostra de curtas de escolas passe a festival, de uma forma ainda informal.

Com a particularidade deste ano, poder contar com um reforço financeiro para os diversos prémios.

Desde que se tornou comissário, Rui Tendinha trabalhará para impor já em novembro, uma série de sessões, conversas com convidados sobretudo. Idealizou ainda um foco sobre o novo cinema português, desta vez assente na produção da Terratreme, sobretudo curtas que se irão mostrar ao público das escolas secundárias da zona de Famalicão. Depois vamos tentar trazer os realizadores das curtas.

O crítico revela ainda que depois de António -Pedro Vasconcelos, Dalila Carmo, Joaquim de Almeida e Rita Blanco, a homenageada desde ano será a atriz Lúcia Moniz, com uma carreira que supera o território nacional, em grande parte pelo sucesso marcado pela participação em Love Actually.

O júri está já constituído e contará uma vez mais com a presença do argumentista Tiago R. Santos, um habitué no YMOTION, já que assegurou presença nas anteriores edições, bem como Maria João Rosa, a jornalista e apresentadora do magazine de cinema Cinebox, na TVI,  e ainda Tiago Alves, jornalista e apresentador do Cinebox, da RTP, a atriz Teresa Tavares e o realizador Fernando Vendrell

Tudo a postos para que em novembro Famalicão rime com cinema jovem, num evento que se complementa com a presença de figuras do cinema e das artes em geral, para além de conferências, masterclasses, workshops, debates, exposições, concertos e festas.

RELATED ARTICLES

Mais populares