Sexta-feira, Abril 26, 2024
InícioFestivaisCannesCannes: Ilha dos Amores de Paulo Rocha exibido na secção de clássicos

Cannes: Ilha dos Amores de Paulo Rocha exibido na secção de clássicos

A secção Cannes Classics contemplou no programa deste ano o filme do português Paulo Rocha, A Ilha dos Amores. Trata-se de uma versão restaurada da cópia distribuída em 1982, precisamente quando o filme esteve em competição para a Palma de Ouro. Seguramente, um motivo de orgulho poder ver na tela a prestação de Luis Miguel Cintra, a dar corpo à vida e obra de Venceslau de Moraes e da sua viagem ao Japão, no final do século XIX.

Para além de Ilha dos Amores, o programa contempla ainda a comemoração dos 50 anos de 2001, Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, a homenagem de Margarethe von Trotta a Ingmar Bergman, no centenário do seu nascimento, com Searching for Ingmar Bergman, e ainda Bergman – A Year in a Life, de Jane Magnusson, bem como o ensaio do historiados e crítico Marc Cousins sobre Orson Welles, em The Eyes of Orson Welles.

A lista inclui ainda: Ladri di biciclette (1948) de Vittorio De Sica, Enamorada (1946), de Emilio Fernández (apresentado por Martin Scorsese), Viagem a Tóquio (1953) de Yasujiro Ozu, Vertigo (1958), de Alfred Hitchcock, O Apartamento (1960), de Billy Wilder, A Religiosa (1965), de Jacques Rivette, Uma Canta a outra Não (1977), de Agnès Varda (sessão na presença da realizadora), Grease (1978), de Randal Kleiser, na presença de John Travolta.

RELATED ARTICLES

Mais populares