Domingo, Setembro 24, 2023
InícioFestivaisCannesCate Blanchett será a Presidente do Júri do Festival de Cannes

Cate Blanchett será a Presidente do Júri do Festival de Cannes

A atriz australiana irá entregar a Palma de Ouro no Festival de Cannes que decorre de 8 a 19 de maio

Cate Blanchett será a próxima Presidente do Júri do Festival de Cannes, acaba de anunciar o gabinete de comunicação do certame. Cate sucede assim a Pedro Almodóvar que atribuiu a Palma de Ouro a O Quadrado, do sueco Ruben Ostlund. Sucede também a Jane Campion, como a última presidente do júri, em 2014, precisamente no ano em que Blanchett ganhou o seu Óscar de Melhor Atriz, em Blue Jasmin, de Woody Allen, ela que já havia ganho na categoria secundária em O Aviador (2004), ao serviço de Martin Scorsese.

“Há vários anos que venho a Cannes como atriz, produtora, para sessões de gala e para as sessões de Competição, e mesmo para o Mercado”, referiu, “mas nunca vim pelo simples prazer de desfrutar da abundância de filmes que tem este festival.”

O Presidente do Festival, Pierre Lescure, e o Delegado Geral, Thierry Frémaux, também já declararam estar “muito satisfeitos de acolher uma artista rara e singular”, acrescentando ainda que “será uma Presidente empenhada, uma mulher apaixonada e uma espetadora generosa.”

Cate Blanchett dispensa apresentações, já que é uma das atrizes mais consensuais dos últimos tempos e ainda Embaixadora da Boa Vontade para o Alto Comissariado para os Refugiados da ONU.

Capaz de brilhar tanto em produções de grande orçamento como em filmes independentes, deixa impressa a sua imagem em cada trabalho. Talvez por isso, seja desejada por todos os cineastas. Seja Peter Jackson (trilogia O Senhor dos Anéis), David Fincher (O Estranho caso de Benjamin Button), Alejandro González Iñárritu (Babel), Wes Anderson (Um Peixe Fora de Água), Steven Soderbergh (O Bom Alemão), Jim Jarmush (Café e Cigarros), Terrence Malick (O Cavaleiro de Copas), entre tantos outros.

Ainda recentemente foi nomeada a novo Óscar pela magnífica prestação em Carol, de Todd Haynes, um dos favoritos da Seleção Oficial de Cannes, em 2016. Vimo-la ainda em na superprodução da Marvel Thor : Ragnarok e, já este ano, em Where’d you go Bernadette, de Richard Linklater, bem como The House With a Clock in its Walls, de Eli Roth. E, claro, esperamos vê-la em Ocean’s 8, a versão no feminino da franchise originada por Steven Soderbergh. E como a estreia americana está prevista para junho, não admira que o filme seja igualmente exibido em Cannes. Ora aí está um belo filme de abertura?

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments