Sábado, Julho 2, 2022
Google search engine
InícioNotícias'António 1, 2, 3', de Leonardo Mouramateus, vence longas nos Caminhos do...

‘António 1, 2, 3’, de Leonardo Mouramateus, vence longas nos Caminhos do Cinema Português

A história de desejos e ilusões atribuladas de António 1, 2, 3, de Leonardo Mouramateus, convenceu o júri do 25º Festival Caminhos do Cinema Português, que decorreu em Coimbra de 27 de novembro a 3 de dezembro, ao vencer o prémio de Melhor Longa-Metragem, bem como o prémio do Júri de Imprensa. Esta é apenas a confirmação do ‘futuro brilhante’ deste brasileiro residente em Portugal, que tem participado com este filme em diversos festivais internacionais. De referir que o protagonista do filme, Mauro Soares, recebeu ainda o Prémio Revelação.

A tocante viagem animada de ‘Água Mole’, a curta de Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires), com produção do Bando À Parte, de Rodrigo Areias, sobre a desertificação do interior do país, venceria Grande Prémio.

Na categoria de documentário, a escolha foi para Quem é Bárbara Virgínia, de Luísa Sequeira, em longa metragem, ao passo que Última Chamada, de Sara Barbas, foi considerada a Melhor Animação, e Humores Artificiais, de Gabriel Abrantes, a Melhor Curta.

O cineasta Marco Martins venceria ainda o Prémio Don Quijote, atribuído pela Federação Internacional de Cineclubes, realçando o “modo artístico de mostrar o problema social europeu” em São Jorge, vencendo igualmente os prémios de interpretação masculina, melhor ator principal para Nuno Lopes e secundário para José Raposo.

 Na caterogia de Melhor Argumento, a escolha recaiu sobre André Simões e Leonor Noivo para o filme Tudo o que Imagino. A secção Ensaios, destinada a produções escolares ou académicas, premiou Tiago Amorim com 78.4 FM, sendo que na secção internacional Clara Stern, da Academia de Cinema de Viena, venceria com Waiting Time. Por fim, o Prémio do Público foi atribuído ao filme Coração Negro, de Rosa Coutinho Cabral.

Paulo Portugal
Paulo Portugal
Insider Cinema, festivais, entrevistas e críticas. E algo mais.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments