Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioFestivaisFESTRoad Movie: a essência do povo russo ao volante

Road Movie: a essência do povo russo ao volante

Num dos excertos do documentário russo Road Movie vemos um veículo avançar ao longo de uma estrada em chamas passando já por alguns veículos destruídos. Uma imagem arrepiante que nos remete de forma involuntária para os eventos que na última semana dominaram a atenção dos nossos media. Em todo o caso, um dos aspetos mais inesperados deste documentário de Dmitry Kalashnikov, baseado integralmente em found footage captado por câmaras destinadas a servir como meio de prova em caso de acidente, é a ausência de imagens chocantes. Ainda que o que vemos é suficiente para em muitos casos imaginar o pior.

Seja como for, Road Movie, vencedor do Lince de Ouro, para o melhor documentário no FEST, arrisca-se a formar um certo culto em redor deste registo nos meios de divulgação alternativos. Ainda bem que a edição da versão final não optou por um lado mais gore, embora essa porta esteja agora também aberta para eventuais sequelas independentes.

Road Movie

E o que vemos então? Um pouco de tudo. Desde uma pessoa nua que se deita subitamente na estrada diante de um carro em movimento obrigando o condutor a parar bruscamente. Ainda que essa nem seja das imagens mais surpreendentes, já que um homem visivelmente perturbado que se agarra ao automóvel para o desespero da condutora lhe terá dado maiores calafrios. E o que dizer de um homem em cólera que abalroa o automóvel em movimento estilhaçando o vidro frontal com um ferro. Pelo meio, haverá um espetáculo variado de colisões, carambolas, incêndios, automóveis desgovernados. E até um grupo de forças de seguranças privados muito ameaçadores que cercam um condutor em pânico.

Adoptando um estilo próximo dos segmentos de notícias apenas com imagens da Euronews “no comments”, Kalashnikov oferece-nos a visão de um acerta realidade russa, em que tudo pode acontecer na rua. Por certo, um segmento em que um homem visivelmente embriagado e a conduzir aos esses se vai gabando de outras aventuras ainda piores.

A compilação de imagens selecionada em Road Movie foi inspirada a partir de alguns clips retirados do youtube,  e outros suportes alinhavando uma sucessão de momentos na estrada que vão do mais insólito, ao cómico e resultando, muitos deles, nos embates mais violentos. No entanto, o interesse do realizador surgiu depois de tomar conhecimento dos registos efetuados por automobilistas e câmaras de segurança com os registos do meteorito que caiu perto de Chebarkul, nos Urais. Assim decidiu Kalashnikov recolher imagens que mostrassem “a essência do povo russo e do seu estilo de vida”.

RELATED ARTICLES

Mais populares