Sexta-feira, Abril 26, 2024
InícioFestivaisCannesChastain: "O retrato das mulheres nos filmes em Cannes é perturbador"

Chastain: “O retrato das mulheres nos filmes em Cannes é perturbador”

Jessica Chastain, membro do júri do Festival de Cannes, fez os seus comentários na conferência de imprensa do encerramento do evento. Para ela, “foi bastante perturbador”.

“Eu adoro filmes, e esta é a primeira vez que vejo 20 filmes em 10 dias. A única coisa que tirei desta experiência foi como o mundo vê as personagens femininas representadas. “disse ela. “Foi bastante perturbador para mim, para ser honesta – com algumas excepções”.

O Festival de Cannes tem recebido muitas críticas quanto ao seu tratamento de cineastas. Em 70 anos de história do festival, apenas uma realizadora, Jane Campion, ganhou a Palma de Ouro – um dado que a própria Campion recentemente descreveu como “insano”.

Entretanto, neste ano, em sua 70ª edição, o Festival premiou duas mulheres, Lynne Ramsay, para Melhor Argumento, com You Were Never Really Here, e Sofia Coppola, para Melhor Realizador(a), com The Beguiled. Para Melhor Realizador(a), Coppola foi a segunda mulher a ganhá-lo, depois de Yuliya Solntseva em 1961.

“Espero que, quando incluamos contadores de histórias femininas, serão mais como as mulheres que conheço no meu dia-a-dia. Elas são pró-activas, têm o seu próprio ponto de vista e não apenas reagem aos homens que os cercam”, Chastain ainda acrescentou.

Cannes não foi a primeira vez em que a actriz falou sobre a desigualdade de género no cinema. Em uma entrevista ao site The Guardian no início deste ano, Jessica Chastain fez a sua queixa sobre a ausência de revisoras no cinema.

“Os críticos são aqueles que sugerem a uma audiência quais histórias valem ou não valem a pena. Quando 90% dos críticos de cinema são homens, talvez não haja capacidade de revisar um filme do ponto de vista neutro em termos de género, e nós precisamos perceber que é necessário mais críticas femininas, para que mulheres e homens saibam que as histórias sobre as mulheres são tão interessantes quanto as histórias sobre os homens. ” disse Chastain.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares