Sábado, Dezembro 3, 2022
InícioCinemaJosé Manuel Castello Lopes: O fim de uma grande era no cinema

José Manuel Castello Lopes: O fim de uma grande era no cinema

Os tempos de hoje em dia já não são mais os mesmos. E no cinema isto não é diferente. A morte de José Manuel Castello Lopes, aos 86 anos, é uma perda significativa para a distribuição e exibição do cinema português. O distribuidor já estava hospitalizado três semanas antes de sua morte, causada por uma doença cardíaca.

“A morte de José Manuel Castello Lopes também é enterrar uma parte da nossa história, e ver desaparecer a época dos grandes exibidores e distruidores de cinema, trabalho em conjunto com o seu irmão Gérard Castello Lopes (1925 – 2011).” Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema (APC), lamentou.

A Academia Portuguesa de Cinema (APC), que, em 2013, deu a José Manuel o Prémio Sophia de Carreira, pediu um aplausos ao distribuidor português, ao dizer que “a Academia e que o país perderam uma das suas mais ilustres e significativas referências”.

Para Lauro António, realizador e crítico de cinema, José Manuel lutava por um cinema de qualidade. Nem melhor nem pior, “ele dava atenção especial às salas de cinema”.

José Manuel, e o seu irmão, Gérard, herdaram a distribuidora do pai, a Filmes Castello Lopes, fundada em 1916, com a sua famosa águia estilizada e a música épica em fundo, ao apresentar os filmes. A distribuidora Castello Lopes foi responsável  por trazer grandes produções norte-americanas, como Columbia, Fox e MGM, e também europeias – francesas, alemãs e italianas. Realizadores como Fassbinder, Godard e Truffaut foram introduzidos nos cinemas portugueses graças à distribuidora. José Manuel também trouxe Guerra das Estrelas, em 1977, o filme que abriu portas para a exibição de blockbusters em Portugal.

O corpo foi cremado no último domingo, dia 28, no cemitério do Alto de São João.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments