Sábado, Julho 2, 2022
Google search engine
InícioCinemaMais de 30 mil portugueses já viram São Jorge

Mais de 30 mil portugueses já viram São Jorge

Há um mês nas salas de cinema, é já o quarto filme nacional mais visto nos últimos dois anos

São Jorge foi o filme nacional mais visto em Portugal, nos primeiros três meses do ano. Com 33 845 espectadores e uma receita bruta de cerca de 180 mil euros, segundo dados do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, a longa-metragem de Marco Martins bateu a concorrência de outros 10 filmes, todos estreados em 2017.

Apesar de a estreia deste filme ter acontecido apenas a 9 de março, certo é que a adesão do público superou, mesmo assim, alguns filmes estreados em janeiro, como Zeus, de Paulo Filipe Monteiro, com quase 6900 espectadores, ou A Morte de Luís XIV, de Albert Serra, que no primeiro trimestre do ano não conseguiu atingir o patamar das 4 mil assistências. Malapata, de Diogo Morgado, é outro exemplo de sucesso, já que depois da estreia, a 16 de março, conseguiu fechar o mês com 14 244 espectadores, e ocupa, dessa forma, o segundo lugar do ranking em 2017.

E por falar em ranking, São Jorge já é mesmo o 4.º filme nacional mais visto, desde 2015. À frente, apenas O Leão da Estrela (2015), com 180 mil espectadores, A Canção de Lisboa (2016), com 187 mil espectadores, e O Pátio das Cantigas (2015), com mais de 600 mil espectadores, e uma receita bruta superior a 3 milhões de euros.

Além de todos estes fatores, Marco Martins tinha já outros motivos para sorrir, uma vez que Nuno Lopes, que encarna a personagem principal da narrativa, arrecadou o Prémio Orizzonti para melhor ator, no Festival de Veneza, em setembro.

Baseado na vida de Jorge (Nuno Lopes), um pugilista desempregado, sem dinheiro para pagar as dívidas, e que por esse motivo está prestes a perder a mulher e o filho, São Jorge mistura ficção, por um lado, e documentário, por outro, e remete-nos para a grave crise económica que se instalou em Portugal, nos últimos anos, e à intervenção da troika no resgate financeiro ao país.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments