Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioCinemaOrnitólogo de João Pedro Rodrigues concorre em Istambul

Ornitólogo de João Pedro Rodrigues concorre em Istambul

De 5 a 15 de abril, Istambul recebe o 36º Festival Internacional de Cinema, com a descoberta do novo cinema turco e o melhor dos festivais internacionais. Andrzej Wajda será recordado com premeio de carreira e Ian McKellen homenageado.  

O fresco naturalista de João Pedro Rodrigues, O Ornitólogo e o drama realista de William Oldroyd, Lady Macbeth, ou mesmo o road trip adolescente de Bruce Macdonald, Weirdos, até poderão dominar a competição internacional.

Ainda assim haverá que contar com a onda do cinema que deu que falar nos mais recentes festivais internacionais. É aí que surgem outros nomes sonantes, como I Am Not Your Negro, de Raoul Peck (mas Young Karl Marx também passa), ou Felicite, de Alain Gomis, vencedor do Urso de Prata em Berlim, ambos presentes na secção dedicada aos direitos humanos. Free Fire, de Ben Wheatley, fará fogo cerrado, ao passo que Sage Femme, de Martin Provost, agitarão as Galas.

Ainda assim, muitos encontrarão o maior prazer na secção de preciosidades escondidas, como Orson Welles imponente em Falstaff (1965), o culto australiano de Wake in Fright (1971) ou o culto global de Tom Schiller, com a sua única longa metragem, de 1985, mas apenas lançado em 2015, Nothing Lasts Forever.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares