Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioFestivaisCórtex7º Córtex com homenagem a Jane Campion

7º Córtex com homenagem a Jane Campion

A 7ªa edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, que se realiza de 16 a 19 de fevereiro, irá apresentar uma homenagem à atriz neozelandesa Jane Campion.

Segundo Michel Simeão e José Chaíça, diretores artísticos do Córtex, “não foi necessário debater muito para se chegar à conclusão de que este ano todos caminhos estariam a apontar para a figura da mulher no cinema. Sem querer cair em lugares comuns e propagandas de movimentos feministas, rapidamente ficámos entusiasmados com a ideia de abrir o Festival com a primeira realizadora a receber a Palma de Ouro, em Cannes, com um espólio de curtas-metragens verdadeiramente surpreendentes, ainda realizadas na escola de cinema da Austrália. Jane Campion irá abrir o Festival Córtex, marcando também a primeira vez que homenageamos uma realizadora”.

A programação das curtas de Campion iniciam-se assim logo no dia 16, com a exibição das suas quatro curtas-metragens, realizadas na primeira metade dos anos 80.

Segundo o press release do festival, outra das novidades desta edição assenta na sessão especial “Cintra 35mm”, exibindo “projeção de filmes em 35mm realizados nas décadas de 20 e 30 do século XX. Trata-se de um raro e precioso registo cinematográfico que dá a conhecer ao público a Sintra de há 100 anos, numa sessão musicada ao vivo pelo Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Sintra.”

Finalmente, na secção “Hemisfério”, “o Córtex dá carta branca ao London Short Film Festival, uma das principais mostras de talentos britânicos do cinema independente, que programou seis curtas exibidas na última edição deste festival. Philip Ilson, diretor artístico do London Film Festival, estará em Sintra para apresentar este programa.”

De assinalar que estão selecionadas 16 curtas portuguesas para a competição nacional, um recorde, bem como outras 16 curtas para competição internacional, entre obras produzidas entre 2015 e 2016, no melhor registo do cinema em curta-metragem. O júri será composto por Leonor SilveiraAnabela MoreiraCláudia VarejãoCíntia Gil e Vasco Viana.

Mantém-se ainda a parceria com a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, nomeadamente na programação do Mini-Córtex, com filmes para escolas e para pais e filhos. As 10 curtas do Mini-Córtex estarão sujeitas à votação do público mais novo. Dentro deste programa, haverá ainda um workshop de cinema de animação para Pais e Filhos, pelas mãos de Fernando Galrito, diretor artístico da MONSTRA.

Já no MU.SA (Museu das Artes de Sintra) vão realizar-se dois concertos no âmbito do festival. Lula Pena estará em acústico no dia 17de fevereiro, às 21h, e a cantora Helena Madeira no dia 18 à mesma hora. A entrada para estes dois momentos é livre.

A 7ª edição do Córtex realiza-se de 16 a 19 de Fevereiro, em Sintra, com sessões no Centro Olga Cadaval e as atividades paralelas no MU.SA.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares