Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioFestivaisBerlimQuatro portugueses atacam Urso de Berlim

Quatro portugueses atacam Urso de Berlim

 

Não são um, nem dois, nem três, mas quatro as curtas portuguesas na corrida ao Urso de Ouro e Prata no festival de Berlim. João Salaviza, Salomé Lamas, Gabriel Abrantes e Diogo Costa Amarante já estão de malas aviadas para o festival de Berlim no próximo mês à conquista do Urso. Curiosidade: são todos repetentes. Isto depois do anúncio da presença de Teresa Villaverde, a concorrer na Secção Oficial, com Colo.

Portugal adora Berlim, unt Berlin liebe Portugal. Depois de o ano passado diversas produções lusas terem marcado uma forte representação na Berlinale, regista-se uma nova tendência na 67ª edição do Festival de Berlim, que decorre de 9 a 19 de fevereiro.

Entre os 23 candidatos ao Urso de Ouro e Prata estão os novos projetos de curto formato de João Salaviza que regressa a Berlim com Altas Cidades de Ossadas, depois de ali ter ganho o Urso de Ouro com Rafa, em 2012, e após a Palma de Ouro em Cannes, com Arena, em 2009. Salomé Lamas regressa também a Berlim, de resto, esta é a sua terceira participação, com Coup de Grâce, depois de ali ter apresentado o ano passado o documentário Eldorado XXI, que finalmente chega às salas portuguesas. Trata-se das 24 horas insólitas na vida de Leonor e do seu pai Francisco. Já Diogo Costa Amarante leva a Berlim Cidade Pequena, a curta que havia já apresentado no último DocLisboa, sobre a forma como o pequeno Frederico encara a vida e o crescimento. Por fim, Gabriel Abrantes levará desta vez Os Humores Artificiais, algures entre a mitologia de Hollywood e o documental numa encomenda da Bienal de São Paulo.

Na secção paralela Berlinale Talents, mais dedicada a contactos entre cineastas e profissionais de cinema, Luís Campos e Mário Patrocínio levam o projeto A Short Film for te dead, de Daniel Hui, co-produzido por Tan Bee Thiam, Joana Gusmão e Pedro Fernandes Duarte.

A Berlinale abre as portas no próximo dia 9, com Django, um filme sobre o guitarrista Django Reinhardt, na estreia de Etienne Comar.

RELATED ARTICLES

Mais populares