Terça-feira, Março 19, 2024
InícioFestivaisKarlovy Vary50 anos depois 'Apollo 11' leva-nos a nova viagem à Lua

50 anos depois ‘Apollo 11’ leva-nos a nova viagem à Lua

Como é possível que 50 anos depois a mais incrível aventura humana possa ser ainda alvo de uma experiência quase tão intensa como a vivida em 1969? Essa perspetiva ganha folego (e levita-nos mesmo!) graças ao assombroso efeito das imagens de arquivo de magnífica qualidade em 70mm recentemente reveladas pela NASA e que nos revelam momentos inéditos nas imediações do Cabo Canaveral antes da descolagem da missão Apollo 11. Em parte é esser fascínio de viajar meio século no tempo e perceber como essa realidade nos assalta em todos os pormenores graças a esse impressionante poder imagético fazendo-nos reviver esta aventura de nove dias com mais intensidade que um thriller de suspense dos nossos dias.

Ao longo dos tempos foram-se banalizando expressões como o famoso sound byte “a giant leap for mankind”, as imagens granuladas e gastas da primeira pegada, os astronautas, a bandeirinha americana a reivindicar a façanha, numa resenha de memorabilia universal que cristalizou esse momento para a eternidade. Talvez por isso, um novo confronto com esta hiper realidade integralmente relatada no presente, como se estivessemos a seguir este evento do século XX pela primeira vez, nos devolva alguma frescura e permita até que o déjà vu, ou pelo menos o déjà known, não seja limitador da melhor experiência.

Seja como for, estes 93 minutos são o resultado habilmente selecionado do acervo de agora revelado de imagens inéditas e milhares de horas de áudio que acompanham toda esta jornada, incluindo ainda o material filmado por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, o tripo de tripulantes da missão Apollo 11. Por fim, honra seja feita ao realizador Todd Douglas Miller (cujos créditos se reduzem a pouco mais que o docmentário Dinosaur 13) pela eficácia da montagem e por se remeter a uma função essencialmente reveladora e não de se colocar em bicos de pé e manter alguma pureza das imagens que dispensam qualquer talking head. No fundo, um filçme companheiro de Primeiro Homem

RELATED ARTICLES

Mais populares