Terça-feira, Março 19, 2024
InícioUncategorizedCannes: Alain Delon recebe a Palma de Ouro em lágrimas e diz:...

Cannes: Alain Delon recebe a Palma de Ouro em lágrimas e diz: “Vou partir!”

Alain Delon recebeu finalmente a sua Palma de Ouro. A estrela maior do cinema francês recebeu no domingo passado a sua Palma de Ouro pela sua carreira ao longo de 60 anos.

O ator de 83 anos foi recebido em apoteose numa sala repleta de público, “aqueles a quem devo tudo”, para além do ministro da cultura e diversas personalidades, incluindo o presidente do festival Pierre Lescure e o delegado geral Thierry Frémaux. Ao entrar fomos convidados a usar um pin com a palavrea Star!, igual à que o ator usara na edição do festival em 2007.

“Há muito tempo que não chirava tanto”, admitou Alain visivelmente emocionado ao receber a Palma de Ouro da mão da filha Anouchka. E arrepiou os presentes quando disse: “Esta noite é um pouco uma homenagem póstuma, mas do meu ser vivo”, para logo se retribuído por gritos de espanto do público. E insistiu: “Vou partir, mas não o farei sem vos agradecer. Soiu uma estrela, e é por isso que nos vou agradecer, pois é ao público que tudo devo e a mais ninguém”. No final da sua curtíssima declaração ainda acrescentou aos soluções que pensava sempre nas duas mulheres, “a Mirreille (Darc) e a Romy (Schmeider)”.

A seguir tivemos oportunidade de ver um spot de 11 minutos com muitos dos momentos que o celebraram, em excertos de filmes como À Luz do Sol Rocco e os Seus Irmãos (1960), O Eclipse (1962), O Leopardo (1963), O Oficio de Matar (1967), Borsalino (1970), A Coragem de um Homem (1981) ou Mr Klein (1976), o filme de Joseph Losey, projetado a seguir.

De referir que este galardão foi já atribuído a Jeanne Moreau, Woody Allen, Bernardo Bertolucci, Jane Fonda, Clint Eastwood, Jean-Paul Belmondo, Manoel de Oliveira, Agnès Varda e Jean-Pierre Léaud.

RELATED ARTICLES

Mais populares