Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioFestivaisCaminhos do Cinema PortuguêsAntes da abertura dos Caminhos do Cinema Português, as "Fusões do Cinema"...

Antes da abertura dos Caminhos do Cinema Português, as “Fusões do Cinema” em São João da Madeira

Os Caminhos do Cinema Português começam amanhã, mas já hoje, sexta-feira, dia 23, São João da Madeira recebe as “Fusões do Cinema”, numa iniciativa conjunta entre os Cami­nhos do Cinema Português e a Uni­ver­si­dade Aberta.

Na 5ª edição deste Simpósio Internacional irão analisar-se as várias “práticas artísticas e educativas” bem como os “diversos papéis dos dife­ren­tes agen­tes envol­vi­dos na dinâ­mica cri­a­tiva e ope­ra­tiva da arte, da edu­ca­ção e da cul­tura hoje” através do trabalho e análise de diversas personalidades, entre professores, investigadores, artistas e diversos convidados que assim auscultam esse pulsar criativo.

Esse painel irá avaliar os trabalhos subordinados a vários temas como “A Fusão das Artes do Cinema”, “Cinema e Tecnologia”, “Cinema, Investigação e Educação” e “Cinema e Televisão”.

Amanhã à noite será a vez do Teatro Académico Gil Vicente se engalanar para a cerimónia de abertura dos XXIV Caminhos do Cinema Português, com apresentação a cargo de Carolina Santos e Diogo Carvalho e o espetáculo cénico de Hikarium, uma performance de luz, ilusão de ótica, bem como um momento musical do Grupo de Cordas da Secção de Fado da AAC.

Em seguida, o diretor dos CCP, Vítor Ferreira, abrirá oficialmente o certame, apresentando a equipa e membros do júri que julgarão e premiarão os 121 filmes em competição, tanto na Seleção Caminhos como nos Ensaios para o Melhor Ensaio Nacional e Melhor Ensaio Internacional.

Nessa tarefa estarão empenhados o Júri FICC, constituído pelo produtor Konrad Domaszewski, pela programadora Sukayna Najmudin e pelo realizador e fotógrafo Tiago Cerveira, bem como o Júri de Imprensa CISION integrado pelos jornalistas Fátima Lacerda e Vasco Câmara e ainda Nuno Gonçalves, Administrador Executivo da Cinemundo.

A 24ª edição do festival mantém ainda no seu painel de jurados conceituados nomes nacionais e internacionais. No dia 24 será Marcantonio Del Carlo, Catarina Alves Costa, Nuno Garcia, João Rui Guerra da Mata e Isabel Ruth que estarão presentes a avaliar as obras cinematográficas da Seleção Caminhos. Tomás Baltazar e Ricardo Esteves são os representantes dos jurados da Seleção de Ensaios.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares