Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioFestivaisCineEco'Utopia Reinventada' venceu o CineEco e sugere alternativas à Globalização

‘Utopia Reinventada’ venceu o CineEco e sugere alternativas à Globalização

O filme Utopia Revisitada, do austríaco Kurt Langbein foi o grande vencedor da 24.a edição CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, um festival que terminou este sábado dia 20.

Este documentário, vencedor da Competição Internacional Longas, aborda “experiências de modelos alternativos ao sistema capitalista globalizado, através da voz e de projetos de quatro empreendedores e ativistas sociais que criaram espaços onde é possível cooperar, compartilhar e preservar a natureza”.

O júri do CineEco distinguiu ainda com Prémio Antropologia Ambiental – Liberty Seguros A Arca de Anote, do canadiano Matthieu Rytz, um documento que “retrata a odisseia de um povo prestes a ser engolido pelo mar, fruto das alterações climáticas”.

Foram ainda galardoados Até À Última Gota – A Guerra Secreta na Europa, a produção franco-grega, de Yorgos Avgeropoulos, com o Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados, num registo “que segue o rasto do dinheiro e dos interesses corporativos em seis países da União Europeia, tendo na questão da água uma reflexão crítica sobre a Democracia e os valores contemporâneos europeus”.

Menção honrosa para a produção americana Ponto Sem Retorno, de Noel Dockstader e Quinn Kanaly, retratando um dos maiores feitos da história da aviação – pilotar por todo o mundo um avião movido a energia solar, conquistou uma menção honrosa.

Já o filme Corre, de Francisco Rojas, da República Dominicana, foi o vencedor na competição documentários e reportagens para televisão, recebendo o Prémio Internacional de Curtas-metragens – Turistrela. Ao passo que o Prémio Documentários e Reportagens para Televisão – Lusocargo foi atribuído à obra O Império do Ouro Vermelho, do francês Xavier Deleu e Jean-Baptiste Malet.

O Grande Prémio Lusofonia/Camacho Costa foi entregue a Macoconi – as raízes dos nossos filhos, de Fábio Ribeiro (Moçambique), e o Prémio Panorama Regional/Casa da Passarella para Floresta Eterna, de Evgenia Emets (Portugal).

De referir ainda que As pequenas galochas amarelas, de John Webster (Finlândia/Alemanha/Rússia/Noruega/Letónia), recebeu o Prémio Melhor Longa da Juventude e foi galardoado com o Prémio Valor da Água.

Por fim, o Prémio Melhor Curta da Juventude foi para 15 Memórias do fogo, de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira.

Este ano, o CineEco foi ainda marcado pela realização do 1.º Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiente, em que mais de três dezenas de diretores de festivais de cinema ambiental se reuniram na cidade de Seia para “promover o cinema ambiental e a discussão de questões atuais ligadas ao Ambiente”, conforme referiu o diretor do festival, Mário Branquinho, em comunicado.

RELATED ARTICLES

Mais populares