Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioCinemaMorre Martin Landau, o Comandante de Espaço 1999

Morre Martin Landau, o Comandante de Espaço 1999

Martin Landau morreu neste sábado, aos 89 anos, devido a “complicacações inesperadas” no seu estado de saúde, depois de uma breve hospitalização no UCLA Medical Center, em Los Angeles. Desaparece assim o ator por destas de figuras marcantes da ficção universal, como o protagonista da série Espaço 1999, o Bela Lugosi de Ed Wood ou uma das personagens centrais de Crimes e Escapadelas, de Woody Allen.

Landau foi cartoonista e ilustrador no New York Daily, aos 17 anos. Ilustrou Pitching Horseshoes, de Billy Rose durante cinco anos. A sua carreira como ator começou em 1951, ao estrear em Detective Story em Peaks Island Playhouse, em Peaks Island, Maine. O ator também andou na Broadway, no espetáculo First Love.

Em 1966 ficaria conhecido pela personagem Rollind Hand, na série televisiva Missão Impossível, um dos seus papéis mais famosos, que rendeu-lhe o seu primeiro prémio Globo de Ouro. No entanto, seria em 1975, na Inglaterra, onde estaria à procura de trabalho que acabaria por interpretar talvez aquele que é considerado o seu papel mais marcante, como o comandante John Koenig, na série televisiva filme Espaço 1999, voltando a contracenar com a sua mulher, Barbara Bain, depois já de Missão Impossível.

O ator sempre gostou de usar todas as ferramentas possíveis nas suas interpretações, e provavelmente foi por isso que recusou o papel de Mr. Spock, em Star Trek, sendo a primeira escolha de Gene Roddenberry para a personagem. Segundo Landau, Mr. Spock era não demonstrava muita emoção.

Em 1988, depois fazer pequenos papéis, “regressou” aos grandes filmes ao interpretar Abe, em Tucker – Um Homem e o seu Sonho, ganhando o seu segundo Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário, e sendo também nomeado aos Óscares pela mesma categoria. Com o seu trabalho em Ed Wood (1994), ao interpretar o ator Bela Lugosi, ganhou o seu maior número de prémios por um único filme – Óscar, Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards (SAG Awards).

Martin Landau nasceu a 20 de junho de 1928, no Brooklyn, em Nova Iorque. Em 1957 casou-se com a atriz Barbara Bain, de quem teve duas filhas, Susan e Juliet Landau. Divorciou-se em 1993. Ao longo da sua carreira trabalhou com realizadores famosos como Alfred Hitchcock, Francis Ford CoppolaJoseph L. Mankiewicz ou Woody Allen. Está já a ser realizado um documentário sobre a carreira do ator, An Actor’s Actor: The Life of Martin Landau.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares