Quarta-feira, Abril 24, 2024
InícioDestaqueKarlovy Vary: Ken Loach e Paul Laverty recebem Cristal de Ouro

Karlovy Vary: Ken Loach e Paul Laverty recebem Cristal de Ouro

O cineasta britânico Ken Loach e o argumentista de longa data Paul Laverty receberam esta segunda-feira, dia 3 de julho, em Karlovy Vary, o Cristal de Ouro pela extraordinária contribuição para a cinematografia mundial. Um prémio duplo que Loach sublinhou: O cinema é feito de cooperação. Conseguimos sempre o melhor resultado enquanto equipa. Até porque o seu cinema é feito dessa entreajuda.

Acho que estive aqui pela primeira vez em 1967, recordou Loach. Nessa altura, a atmosfera dominante era bastante otimista. Um festival que acaba por ter uma memória central da carreira de Loach. Quando cá voltei em 1970, o ambiente tinha mudado consideravelmente, prosseguiu. E fiquei ainda mais satisfeito com o festival por ter recebido aqui o prémio principal pelo filme “Kes”, que filmamos em Agosto de 1968 enquanto seguimos as notícias dos tanques em Praga.

Também Paul Laverty admitiu a sua ligação à nova vaga do cinema checo, em particular pelo conselho dado por Ken para ver Closely Observed Trains, o clássico de Jiri Menzel, de 1966. Foi graças a ele (Ken Loach) que descobri esse filme, recordou o argumentista escocês de sotaque carregado. Que admitiu mesmo que se questiona quantas frases minhas ao longo dos últimos vinte anos terá percebido o Ken. Para concluir, com gracejo: se calhar é por isso que temos conseguido trabalhar tão bem os dois. 

 

RELATED ARTICLES

Mais populares