Sábado, Abril 20, 2024
InícioCinemaMichael Nyqvist: o cinema sueco perdeu uma estrela

Michael Nyqvist: o cinema sueco perdeu uma estrela

Morreu nesta terça-feira, aos 56 anos, o ator sueco Michael Nyqvist, devido à complicações de um cancro no pulmão, diagnosticado há pouco mais de um ano. Nyqvist era conhecido pelo seu papel no filme Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres, baseado no livro do autor, também sueco, Stieg Larsson.

No comunicado à imprensa, o agente do ator disse que Nyqvist teve uma morte tranquilia, rodeado pela família. Ele tinha “alegria e amor contagiantes com aqueles que o conheciam e o amavam”. Além disso, “o seu amor pelas artes foi sentido por todos que tiveram o prazer de trabalhar com ele”. A família ainda acrescentou que a morte de Nyqvist deixou “um grande vazio”.

Michael Nyqvist começou a sua carreira no cinema sueco nos anos 1980 mas foi apenas em 2001 que o ator ganhou destaque, com o filme Together, que rendeu-lhe dois prémios diferentes de Melhor Ator, Guldbagge e o prémio do Festival Internacional de Cinema de Gijón, em Espanha.

Graças ao sucesso da série televisiva Beck (1997-1998), ao interpretar o polícia John Banck, Nyqvist foi convidado para protagonizar e interpretar o jornalista Mikael Blomqvist, no primeiro filme da trilogia Millenium, Os Homens que Odeiam as Mulheres (2009), a versão original. Mas foi em Missão Impossível – Operação Fantasma (2011), que Michael Nyqvist  ficou conhecido internacionalmente, no papel do vilão Kurt Hendricks, contracenando com Tom Cruise. Em 2014, foi protagonista em John Wick.

Rolf Åke Mikael Nyqvist nasceu em Estocolmo, em 1960. Foi adotado com um ano de idade por um advogado e uma escritora, e só soube que era filho biológico de mãe sueca e pai italiano aos 30 anos. Era casado com a cenógrafa Catharina Ehrnrooth e tinha dois filhos, Ellen e Arthur. Michael Nyqvist foi também licenciado em Teatro pela Academia de Teatro de Malmö.

 

 

RELATED ARTICLES

Mais populares