Dezembro 8, 2019
insider

KVIFF: Ken Loach e Paul Laverty recebem Globo de Cristal

Ken Loach e Paul Laverty

A dupla britânica constituída pelo director Ken Loach e o argumentista Paul Laverty irão receber o Globo de Cristal pela Excelente contribuição artística para o cinema mundial no 52º Festival de Karlovy Vary, graças à influência que tiveram na história do cinema, em especial do britânico.

Ken Loach and Paul Laverty

Trabalharam juntos em 12 longas metragens e em 2 curtas, o que os levou a serem considerados pioneiros dos filmes britânicos realistas e sociais com uma mensagem humanitária.

Ambos são regulares em festivais pelo mundo fora. Já ganharam prémios em festivais como Cannes, Venice e até no próprio Karlovy Vary onde em 1970 Loach ganhou o prémio pelo seu revolucionário filme Kes, que é actualmente considerado um dos melhores filmes britânicos do século XX.

Ken Loach começou a sua carreira a trabalhar no teatro, mais tarde estreou-se como director de televisão para a BBC, e dirigiu o seu primeiro filme Cathy Come Home em 1996, e o já falado Kes em 1969. Em 1991 ganhou o prémio de melhor filme europeu com Riff-Raff e o seu reconhecimento aumentou. Dirigiu filmes como Sweet Sixteen (2002), ganhou a Palma de Ouro em Cannes com Ventos da Liberdade em 2006, prémio que viria a ganhar outra vez em 2016 com Eu, Daniel Blake.

Paul Laverty teve uma vida de viajante. Filho de pai escocês e mãe irlandesa nasceu na India, licenciou-se em filosofia em Roma, trabalhou como advogado em Glasgow, e nos anos 80 passou 3 anos na América Central a trabalhar para uma organização dos direitos humanos. Tal como Loach ganhou a Palma de Ouro por Brisa de Mudança e por Eu, Daniel Blake. Ganhou ainda o prémio de melhor argumento com Sweet Sixteen.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Google Analytics