Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioDestaquePaul Vecchiali 'herói' no IndieLisboa

Paul Vecchiali ‘herói’ no IndieLisboa

Paul Vecchiali recebe retrospetiva com 17 filmes

A iniciativa está integrada no IndieLisboa e traz ao nosso país o cineasta francês e dezassete dos seus filmes mais conhecidos.

Não é a primeira vez, e provavelmente não será a última, que Paul Vecchiali é homenageado pelo seu trabalho por esse mundo fora. Mas em Portugal, a retrospetiva de parte da sua obra é uma estreia absoluta, e acontece já no próximo mês de maio, no 14.º Festival Internacional de Cinema Independente, em Lisboa.

Paul Vecchiali em Le Cancre

Inserida na secção ‘Herói Independente’, do IndieLisboa, que divide com Jem Cohen, a retrospetiva traz até nós 17 filmes do cineasta francês, incluindo o seu mais recente filme, Le Cancre, de 2015, do qual é realizador e protagonista, juntamente com a atriz francesa Catherine Deneuve (ler aqui a entrevista de João Antunes a Paul Vecchiali ao Insider).

Em registo “provocador”, como sempre se considerou, Paul Vecchiali sempre procurou inserir na sua obra temas mais sensíveis do quotidiano, desde a religião, a pena de morte e a sexualidade, com o intuito de lhes proporcionar “novas abordagens” e “novas leituras”, como destaca a organização do evento, em nota de imprensa.

Em 1976, Vecchiali fundou a Diagonale, a última grande escola de cinema depois da nouvelle vague, movimento francês, dos anos 60, assente na enorme vontade dos autores transgredirem as regras tradicionais do cinema e de lhe restabelecerem um novo conceito, numa Europa ainda ferida pela Segunda Guerra Mundial.

Realizador, argumentista, produtor e ator, aos 86 anos de idade, Vecchiali regista no seu currículo mais de 50 filmes, em outros tantos anos de carreira; vários trabalhos de produção, como por exemplo dos primeiro filmes de Jean Eustache, e ainda várias colaborações com os Cahiers du Cinéma.

O IndieLisboa realiza-se entre 3 e 14 de maio. Os bilhetes estão à venda a partir de 19 de abril. Mais informações em http://indielisboa.com/.

RELATED ARTICLES

Mais populares