Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioFestivaisBerlimBerlim: Agnieszka Holland ensaia fábula eco-thriller

Berlim: Agnieszka Holland ensaia fábula eco-thriller

A polaca Agnieszka Holland chama-lhe “No Country for Old Women”, o que até poderia explicar bem a inspiração recolhida no livro Drive Your Plough Over the Bones of the Dead, de Olga Tokarczuk, em mais uma entrada na secção competitiva para o Urso de Ouro. No entanto, até poderíamos dizer que esta insólita fábula encantada em estilo eco-thriller se parece mais com uma variante Disney de Animal Farm, ainda que com um contorno mais policial que político. Presente-se a simpatia e a proximidade de Holland pelas causas defendidas pela ex-hippy Janina Duszejk, uma reformada excêntrica e vegetariana, professora de inglês em part time e defensora dos direitos dos animais a tempo inteiro. Sozinha nas montanhas, algures na fronteira entre a Polónia e a Republica Checa, encontra nos astros as explicações para grande parte dos problemas.

https://www.youtube.com/watch?v=eq28mRyg85U

Após o desaparecimento dos seus dois cães, eis que um seu vizinho caçador aparece morto, junto ao que parecem ser pegadas de animais (e aqui reside a explicação do título). Mas este vai ser apenas o primeiro do que parece ser obra de um serial killer que parece tem no alvo alguns elementos chave da cidade, todos eles da mesma classe de arma às costas.

Porventura útil ao filme terá sido a inegável experiência de Miss Holland no domínio policial, evidenciada por exemplo nas séries The Wire e The Killing, bem como a sua inegável técnica que torna mais credível esta aproximação efabulada a este idílico cenário.

O filme está concebido de acordo com um calendário das estações do ano que assinalam as diferentes espécies à mercê da mira das espingardas, onde se adensa este mistério que contará ainda com a participação de um jovem perito em sistemas informáticos que a ajudará num momento crucial da investigação. E ainda a participação de diversa bicharada que passeia pelo filme nos fez até recordar o recente Na Via Láctea, de Kusturica. Apesar de nos merecer algumas reticências, Pokot (ou Pegada) contará sempre com o apoio do Urso.

Festival de Berlim – Competição

**

RELATED ARTICLES

Mais populares