Outubro 26, 2020

Elementos Secretos: quando são elas que resolvem

Elementos Secretos, de Theodore Melfi navega em registo mainstream ao evocar o papel de uma equipa de mulheres afro-americanas apresentada como a espinha dorsal do sucesso da missão da NASA que levou o astronauta John Glenn ao espaço.

Pena é perceber também que foram necessários alguns retoques narrativos para empurrar uma realidade dos anos 50 adaptando-os para a corrida espacial vivida entre os EUA e a URSS no início dos anos 60. Evoca-se em particular um trio de mulheres, a matemática Katherine Johnson (Taraji P. Henson), a coordenadora Dorothy Vaughan (Octavia Spencer, nomeada ao Óscar secundário) e a engenheira Mary Jackson (Janelle Monae).

A bem dizer não há aqui nada de novo, num filme que explora de uma forma algo forçada alguns elementos de segregação e apresenta a matemática Katherine numa espécie de génio sobrenatural ao lado de um grupo de homens brancos incompetentes, quase em caricatura, suportados por um Kevin Costner e Jim Parsons (o wizz kid de A Teoria do Bing Bang) em registo submisso. Apesar do interesse e relevância em recuperar a homenagem ao trabalho desenvolvido por esse grupo de mulheres, a forma algo aligeirada, forçada mesmo, acaba por assumir um lado de panfleto pouco credível.

**

Sobre Paulo Portugal 874 artigos
Insider Cinema, festivais, entrevistas e críticas. E algo mais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Google Analytics