Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioCinemaCine Eco 2016: "Suplicação: Vozes para Chernobyl" vence

Cine Eco 2016: “Suplicação: Vozes para Chernobyl” vence

“A Suplicação-Vozes para Chernobyl”, o filme do cineasta luxemburguês Pol Cruchten, foi o vencedor do 22.º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

O filme baseado no livro da escritora Svetelana Alexievitch foi o vencedor do Grande Prémio CineEco 2015.

Já o Prémio Lusofonia foi atribuído ao filme “Aquamazonida”, de João Leite.

 “Os Guardiões da Água. Carnia Revolta-se”, de Giulio Squarci (Itália), sobre como uma pequena comunidade dos alpes italianos reage ao processo de privatização das águas venceu o Prémio Antropologia Ambiental; o Prémio Educação Ambiental foi para “O Normal É Mais Que Um Filme”, de Renee Scheltema (África do Sul), sobre “uma viagem pelo mundo à procura das melhores soluções para salvar o planeta e inverter o declínio global”.

O CineEco distinguiu ainda o Prémio de Curtas-Metragens Internacionais para “Uma Eco Quinta no Teto do Mundo”, de Giovanni Ortolani (Itália), sobre Govinda Bedraj, uma mulher que fundou a Mountain View Eco-Farm, no Nepal, para criar um espaço amigo do ambiente e mostrar um exemplo de agricultura biológica mais sustentável no seu país.

O Prémio Médias, Séries, Documentários e Reportagens de Televisão foi para “SOS na Ilha de Santa Maria”, uma reportagem da RTP, da autoria de Jorge Almeida, sobre as reservas marinhas nos Açores que estão em risco de extinção.

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pela Câmara Municipal de Seia, decorreu este ano sob o signo “Nuclear: Não Obrigado!” e teve a concurso cerca de 100 filmes, de mais de 20 países.

RELATED ARTICLES

Mais populares