Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioCinemaCannes: Potenciais candidatos à Palma de Ouro

Cannes: Potenciais candidatos à Palma de Ouro

Já com a inauguração da 69ª edição entregue a Woody Allen, com o seu Café Society, eis que se perfila a habitual lista de potenciais candidatos a marcar um lugar nas várias secções do festival de Cannes. Um dos filmes que há muito tem vindo a ser referido é The BFG, de Spielberg (O Amigo Gigante, no título português), a adaptação do romance de Roald Dahl, que deverá, segundo a revista Variety, ser apresentado fora de competição.
SMLXL

Entre os potenciais candidatos a integrar a competição para a Palma de Ouro, a mesma publicação destaca Julieta, de Pedro Almodóvar, Elle, de Paul Verhoeven, Juste la Fin du Monde, de Xavier Dolan, ou Forushande/The Salesman, do iraniano Asghar Farhadi, apesar de não existirem ainda informações suficientes deste último filme.
SMLXL

Em todo o caso, isso não o retira da lista dos mais prováveis para integrar a competição. O mesmo deverá suceder também com o novo filme de Sean Penn, The Last Face, juntando Charlize Theron e Javier Bardem que vivem um romance na Libéria como membros de uma organização humanitária. Outro dos nomes fortes apontados revela a presença do thriller de Jodie Foster, Money Monster, com George Clooney no papel de analista financeiro de uma cadeia de televisão que é tomado como refém por um homem que seguiu a sua dica. Isto sem esquecer o novo trabalho da realizadora Andrea Arnold, American Honey.
SMLXL

SMLXL

Do lado de cá da Europa, perfilam-se diversos candidatos de língua francesa, uns mais habitués que outros, como Bruno Dumont, a apresentar Ma Loute, um thriller de época com Fabrice Luchini e Juliette Binoche, durante o verão de 1910, o mesmo se passa com o novo filme de Olivier Assayas, Personel Shopper, retomando o trabalho com Kristen Stewart (em As Nuvens de Sils Maria); também em francês, mas com sotaque belga, os manos Jen e Luc Dardenne, duas vezes vencedores da Palma de Ouro, são dados como prováveis, com La Fille Inconue, ou ainda Rester Vertical, de Alain Giraudie, Planetarium, de Rebecca Zlotowski, com Natalie Portman e Louis Garrel, este que poderá exibir-se também em Mal de Pierres, de Nicole Garcia, onde aí contracena com Marion Cotillard.
SMLXL

Por fim, outro ‘amigo’ do festival, Bertrand Bonello, a regressa depois de Saint Laurent com Paris est um Fête!, isto apesar das reticências que o tema possa trazer, já que aborda jovens empenhados e atividades terroristas que planeiam ataques na cidade.
SMLXL

Propostas de outras paragens incluem, e não por exemplo, o novo do dinamarquês Nicolas Winding Refn, The Neon Demon, uma peça de horror em LA, bem como o novo de Jeff Nichols, Loving, sobre um casamento multirracial, e ainda o retorno de Jim Jarmusch, com Paterson, com Adam Driver.
SMLXL

Existem ainda outros rumores que dão conta da possibilidade de um dos dois (!!!) filmes de Terrence Malick (vencedor da Palma de Ouro com A Árvore da Vida) chegarem a Cannes: Voyage of Time ou Weightless. Para além disso parece bem colocado o novo filme do britânico Ben Whitley, Free Fire, embora ambientado nos EUA, no que parece ser um regresso ao género de gangsters.
SMLXL

Por fim, são já mais do que rumores a forte presença romena, com vários filmes a dar que pensar a Thierry Frémaux. O regresso do laureado Christian Mungiu com Family Photos, mas também Cristi Puiu, com Sierra-Nevada, ou ainda Bogdan Mirica, com Dogs, entre outros.
Entre os outros cineastas dados como prováveis em Cannes, encontramos os nomes de Emir Kurturica (On the Milky Road), Wim Wenders (The Beautiful Days of Aranjuez), bem como o muito aguardado Neruda, do chileno Pablo Larraín, um habitual de Cannes. O mesmo de diga da embaixada do lado asiático, com fortes probabilidades de acrescentar nomes coo Park Chan-Wook (Tha Handmaiden), Kiyoshi Kurosawa (The Woman in the Silver Plate) ou Hirokazu Kore-eda (After the Storm)…
A 14 de abril tiram-se as dúvidas.
RELATED ARTICLES

Mais populares